BOLETIM GERAL

1. O quadro de hoje é o seguinte:

– total de notificações: 2.243
– casos descartados: 1.021
– casos confirmados: 527
– casos internados: 62
– óbitos confirmados: 44
– óbitos em investigação: 04
– curados: 335

Todas as informações OFICIAIS estão concentradas em nosso portal (coronavirus.francodarocha.sp.gov.br), com o monitoramento de casos em tempo real.

2. O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27), o plano de retomada gradual da economia para todo o estado. A ação também prorroga o período de quarentena até o dia 15 de junho, no entanto, algumas regiões do estado poderão liberar (com restrições) determinadas atividades consideradas não essenciais a partir de 1º de junho.

O plano prevê cinco etapas e as regiões foram classificadas em fases por cor:

Fase 1 – vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;

Fase 2 – laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições;

Fase 3 – amarela: abertura de um número maior de setores;

Fase 4 – verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;

Fase 5 – azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Parte das cidades da Grande São Paulo, incluindo Franco da Rocha e os demais municípios da região do Cimbaju (Caieiras, Mairiporã, Francisco Morato e Cajamar), estaria na Fase 1 – vermelha e ficariam de fora do plano de reabertura.

Por esse motivo, os prefeitos da Grande São Paulo se manifestaram contra a classificação feita pelo Governo do Estado e estão propondo alternativas ao plano. A iniciativa leva em consideração o fato de que muitos trabalhadores saem dessas cidades para trabalhar na capital. Só em Franco da Rocha, 22 mil trabalhadores utilizam transporte público todos os dias para irem ao trabalho. Este fator derrubaria os índices de isolamento da cidade e prejudicaria o comércio local, que permaneceria fechado.

Por isso, os prefeitos desta região estão se unindo para propor uma revisão no plano e preparam uma alternativa para a reabertura gradual na região. Neste momento, os municípios seguem aguardando uma posição do Governo do Estado de São Paulo.

Este boletim será atualizado diariamente ou sempre que for necessário.Você também pode acompanhar outras notícias em nossos canais oficiais:

– instagram.com/prefeituradefranco
– twitter.com/prefdefranco
– www.francodarocha.sp.gov.br