A recomendação é que pessoas que apresentem febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, perda de paladar, entre outros sintomas, procurem a UBS mais próxima

Franco da Rocha iniciou um processo de testagem ampla em pessoas com sintomas leves da Covid-19. O novo protocolo tem como objetivo detectar a presença do Coronavírus ainda em fase inicial para monitorar a evolução dos sintomas e identificar o comportamento da doença do município. Com isso, será possível obter dados que auxiliem na definição de estratégias de combate ao vírus nesta fase da pandemia.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que as pessoas que apresentarem febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, entre outros sintomas, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Hospital de Campanha

Além disso, a Secretaria da Saúde, divulgou mudanças no Hospital de Campanha do município. Devido à baixa taxa de ocupação de leitos, a estrutura, que funcionava no parque municipal, foi remanejada para a área externa da Unidade de Pronto Atendimento de Franco da Rocha (UPA 24h). O equipamento passa a funcionar agora como um Centro de Triagem para a Covid-19, recebendo pacientes que apresentam os primeiros sintomas da doença.

No último mês, a média da taxa de ocupação do Hospital de Campanha foi de seis pacientes por dia, representando 15% da capacidade total, que era de 40 leitos. Desta forma, foi montado o Centro de Triagem anexo à UPA 24h para atendimento dos casos de baixa e média complexidade.

Os serviços oferecidos pelo Centro de Triagem, são atendimento médico, testagem de casos suspeitos e 10 leitos de observação. O atendimento acontece 24 horas, todos os dias da semana.