Dúvidas

1. O que é o coronavírus?

O coronavírus pertence a uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto no final de 2019 na cidade de Wuhan, localizada na China.

2. Quais são os primeiros sinais da doença?

Os primeiros sintomas são febre, dificuldade para respirar, tosse seca e coriza, associados ao histórico recente de viagens nas áreas de circulação do vírus, que atinge principalmente os países europeus e asiáticos;

3. Como ela é transmitida?

A transmissão do coronavírus pode acontecer por meio de contato físico, superfícies contaminadas e vias respiratórias, sendo essa a mais comum. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

4. Como é feito tratamento?

Não existe tratamento específico contra o coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda repouso e consumo de bastante água e, caso sejam identificados os primeiros sintomas da doença, procure, imediatamente, uma unidade de pronto atendimento (UPA24h).

5. Como devo me prevenir?

Os cuidados básicos são:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabão;

– higienizar as mãos com álcool 70 antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca; 

– tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;

– evitar cumprimentar com beijos no rosto, abraços ou apertos de mãos; 

– usar máscara caso apresente os sintomas relacionados à doença.

6. Como nossas equipes estão preparadas?

As equipes da UPA24h e das unidades básicas de saúde de Franco da Rocha estão capacitadas para atender possíveis casos da doença. O fluxo de atendimento foi implantado na rede municipal já no mês de fevereiro e todos profissionais estão devidamente orientados com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. 

7. Como os exames para o coronavírus são feitos?

O profissional da saúde avalia o paciente dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como, por exemplo, os sintomas que ele apresenta: coriza, tosse seca, dor no corpo e febre alta e, também, se o paciente viajou recentemente ou teve contato com alguém que viajou.

Diante dessa avaliação, o profissional consegue estabelecer se o paciente se encaixo num quadro suspeito e, com isso, realiza a coleta de nasofaringe e encaminha a amostra para o Instituto Adolfo Lutz, responsável por realizar o exame e detectar a doença.

Importante lembrar que todos os quadros suspeitos de infecção por coronavírus são notificados, dentro de prazo de até 24h, pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento à Secretaria Municipal de Saúde e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo.

8. Estou doente, será que devo procurar a UPA?

O profissional da saúde avalia o paciente dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como, por exemplo, os sintomas que ele apresenta: coriza, tosse seca, dor no corpo e febre alta e, também, se o paciente viajou recentemente ou teve contato com alguém que viajou. Além dos sintomas que você já apresentou, algum outro se encaixa?

Se a resposta for sim

– procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você para que seu quadro seja avaliado por um profissional.

Se a resposta for não

-é importante que você fique atento(a) aos outros sintomas e, se puder, evite sair de casa, fique de repouso e beba bastante água. Se você notar piora no seu quadro, pode procurar também a unidade básica de saúde mais próxima de você.

9. Temos algum caso na cidade?

Você pode verificar os casos confirmados na aba de monitoramento, na página inicial deste hotsite.

Mas é bom lembrar que o coronavírus existe, tem alto potencial de contaminação e pode matar. Infelizmente, já são 25 mortes por coronavírus no país.

10. E como estão as aulas?

As aulas na rede municipal estão com as atividades pedagógicas interrompidas, isso significa que os alunos não receberão falta e não sofrerão nenhuma penalidade. Nossas escolas permanecerão abertas ao longo da semana enquanto nossa equipe organiza as necessidades de atendimento de emergência e alimentação a quem depende disso. Estamos providenciando o envio de materiais de higiene e sanitização, bem como orientação às equipes das escolas. 

#reforçamos: as crianças que faltarem às aulas enquanto durar o período de emergência não levarão falta nem sofrerão nenhuma penalidade.

11. Quais as medidas para o comércio?

Desde o dia 21 de março, o comércio está proibido de funcionar, com exceção para mercados, padarias, lanchonetes, restaurantes, farmácias, postos de combustíveis, açougues, feiras livres, lojas de conveniência e casas de ração. Também está proibido o consumo de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento. Serviços de entrega e atendimento remoto (delivery) estão permitidos.

O estabelecimento que descumprir a medida está passível de sofrer as penalidades previstas no decreto municipal de número 2.870/2020, como receber multa e perder o alvará de funcionamento.

12. Caso saiba de algum comércio que não esteja respeitando a proibição, como denuncio?

Para denunciar comércios em desacordo com as medidas, acione a Guarda Civil Municipal: 153 ou 4811-1558.

13. Os serviços de saúde estão funcionando?

– As consultas e procedimentos agendados estão suspensos, com exceção para consultas de pré-natal, recém nascidos e vacinação.
– Os atendimentos nos Caps Álcool e drogas, Caps Adulto e Caps Infantojuvenil, Centro de Especialidades, Centro de Convivência e Centro de Especialidades Odontológicas. Urgências serão atendidas na UPA, e as odontológicas serão nas UBSs, também estão suspensos
– Todas as unidades básicas de saúde, no entanto, estão abertas para acolhimento dos pacientes e elas funcionam diariamente, das 7h às 16h e devem ter seu horário de atendimento ampliado nos próximos dias

14. Como entro em contato para tirar dúvidas sobre o coronavírus?

Para ajudar a acompanhar essas pessoas e todo mundo que tiver dúvidas, a prefeitura criou uma central de dúvidas. Todos os dias da semana, das 8h às 22h, uma equipe de profissionais da saúde atenderá pelos números (11) 4800-1901 | 4800-1908| 4800-1912 | 4800-1919 | 4800-1940 para falar sobre a contaminação por coronavírus, sintomas e orientação sobre quando e como procurar os serviços de saúde.

15. E a campanha de vacinação da gripe?

A vacinação contra gripe começou na última segunda (23), também nas UBS, e o primeiro grupo a ser imunizado são os profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos. Importante lembrar que a vacina é contra a gripe comum e não protege contra o coronavírus.

16. Quero receber informações!

O #BoletimFranco será atualizado diariamente ou sempre que for necessário. Você também pode acompanhar outras notícias em nossos canais oficiais: 

instagram.com/prefeituradefranco

twitter.com/prefdefranco

facebook.com/prefeituradefranco

– www.francodarocha.sp.gov.br

17. Resposta para fakenews

O site do Ministério da Saúde disponibiliza um material completo sobre o coronavírus, com alertas sobre a doença, boletins atualizados e até mesmo boatos que circulam sobre o assunto. Consulte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

☎ O serviço funciona todos os dias da semana,  das 8h às 22h, pelos telefones:
4800-1901 | 4800-1908 | 4800-1912 | 4800-1919 | 4800-1940.

Ainda com dúvidas?

Mande sua mensagem para o #BoletimFranco, tire suas dúvidas e receba orientações sobre como combater o #coronavírus.

Over 2 Million users trust our app

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia. It is a para country, in which roasted parts of sentences fly into your mouth.

Made with love and dedication

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia. It is a para country, in which roasted parts of sentences fly into your mouth.

Why you need to use this app now ?

Record Music

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia.

Play Songs

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia.

Upload to Cloud

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia.

Sync your music

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia.

Completely Secure

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia.

Infinite Storage

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia.

People who make it happen

These guys are the backbone of our company and who bring you the fully immersive app experience.

Peter Parker

Developer

Jessica Jones

Marketing & Sales

Wade Wilson

Systems Architect

Pick your plan

Choose from these best plans which suits you and your company. Try it for free and get most of the limited features.

Free

$0/month

  • Music Finder

  • Voice Recorder

  • Sync to 2 devices

  • Offline access

  • Free Updates

  • 24/7 Live Support

Basic

$10/month

  • Music Finder

  • Voice Recorder

  • Sync to 4 devices

  • Offline access

  • Free Updates

  • 24/7 Live Support

Premium

$20/month

  • Music Finder

  • Voice Recorder

  • Sync to 5 devices

  • Offline access

  • Free Updates

  • 24/7 Live Support

“Best app i have ever seen in my 5 years of app development”

“These guys made my work easier and faster for a great price”

“The productivity of this app is fabulous and is very quick.”

Get In Touch

Do feel free to contact us or just send in your queries in the form to the right and we will respond to you as soon as possible.

100 Times Square New York,
Somewhere in the USA.

Phone:  +1-123-456-7890

Download the app now and get 20% off